Tente se lembrar por um instante das empresas que mais se destacaram de alguns anos para cá. Uber, Nubank, Waze… O que todas elas têm em comum?

Se você respondeu que todas são aplicativos de celular, é hora de saber por que a resposta vai muito além disso!

A transformação digital vem criando uma nova forma de competição em todas as áreas de serviços, e quem não se adaptar dificilmente terá fôlego para se manter no mercado.

Transformação digital: você já ouviu falar desse termo? Acompanhe nosso post que te explicamos mais sobre ele!

O que é transformação digital?

A resposta completa para essa pergunta é uma síntese do que significa a transformação digital. Negócios como a Uber estão fazendo sucesso por colocarem a tecnologia como prioridade estratégica em três pilares:

  • uma melhor experiência para o cliente;
  • a automatização e integração de processos operacionais;
  • a mudança de modelos de negócio para ampliar e escalar a oferta de serviço.

A transformação digital pode e deve ser adotada por qualquer tipo de empresa, mas não basta uma fan page e um aplicativo, pois a sua operação deve ser pensada como um negócio digital em todos os aspectos. Confira agora dois deles:

Software is eating the world

A frase que foi cunhada lá no começo da década se torna cada vez mais verdade: o software está engolindo o mundo.

No lado operacional, empresas que estão fazendo a transição com sucesso para esse novo mercado aproveitam tecnologias como cloud computing para automatizar processos, garantir a escalabilidade e, como consequência, diminuir custos.

Não só a economia é suficiente para animar empresários, mas esse tipo de gasto com operação é ideal para investir em estratégia — o que torna o negócio mais flexível e ágil para aproveitar oportunidades.

Foco em mobile e transações diretas

Grande parte da transformação digital foi possibilitada pela popularização das plataformas mobile. A facilidade de uso e a disponibilidade instantânea dos serviços garantem a experiência do cliente. Por exemplo, a Uber é um bom modelo de negócio, mas faz sucesso principalmente por ser simples.

Outra vantagem da automatização e apoio no mobile é o foco do mercado nas transações P2P (ponto a ponto). Atualmente, negócios digitais estão eliminando intermediários e conseguindo usar a tecnologia para gerir sua relação diretamente com seus clientes.

Com todas essas mudanças, as empresas que se transformam digitalmente ganham um novo público, flexibilidade estratégica e maior controle financeiro para escalar seu crescimento.

Como fazer na prática?

A transformação digital é um processo complexo, único para cada empresa e que precisa ser acompanhado por muito planejamento. Mas, para qualquer cenário, existem passos universais para garantir que o seu negócio faça a transição:

1. Identificar e definir objetivos

Quais processos e serviços ao cliente podem ser automatizados na minha empresa? A resposta a essa pergunta deve ser baseada no seu objetivo de negócio. É importante listar todos os aspectos que aumentarão sua competitividade caso os processos sejam digitalizados.

2. Encontrar soluções tecnológicas

Como eu posso implementar essa mudança? Uma pesquisa de tecnologias, softwares e serviços é importante para aproveitar ao máximo a transformação. A terceirização de soluções, inclusive, é um caminho interessante para garantir o sucesso.

3. Implementar em etapas

Sua estratégia deve ser certeira, mas não apressada. Comece pelos processos com menos impacto na operação e garanta pleno funcionamento antes de passar para os próximos. Para isso, invista muito em qualificação da sua equipe.

4. Reavaliar e recomeçar

Esse processo nunca termina. Empresas na era digital precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes, por isso crie um ciclo inovador no seu negócio. Quando alcançar seus primeiros objetivos, analise os resultados e trace novas metas. O importante é nunca perder o fôlego!

A transformação digital passará em alguns anos de uma vantagem competitiva para se tornar obrigatória, caso qualquer empresa em qualquer setor deseje se manter no mercado ou crescer em valor para o cliente.

Qual é a melhor hora de começar esse processo? A resposta para essa pergunta, com certeza, você já sabe!

E aí, gostou do nosso post? Que tal então compartilhá-lo nas suas redes sociais? A transformação digital veio para ficar e é hora de discutir sobre esse assunto!

 

 

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