A modernidade faz com que as empresas pensem em transformação digital, aumentando a demanda por serviços de TI. A área está cada vez mais atraindo pessoas tanto pelos salários quanto pela diversidade de atuação.

No entanto, saiba que cursos superiores não são as únicas formas de se estudar TI, é possível fazê-lo com livros e também certificações.

Este post lista 4 livros e 4 certificações e resume cada um dos itens para que quem quer estudar TI saiba qual caminho seguir. Boa leitura!

Estudando TI com livros

A vantagem de estudar com livros é a possibilidade de fazê-lo quando quiser e ainda poder rever algum tópico quando houver necessidade. Listamos aqui 4 livros de TI bastante úteis tanto para iniciantes como para os profissionais.

Use a Cabeça!

Use a Cabeça! é uma série de livros de informática que ensinam tópicos desde os mais básicos até os mais avançados. Os textos abordam assuntos e histórias do dia a dia, contendo testes, jogos e exemplos práticos.

Alguns dos livros da série Use a Cabeça! são:

  • HTML e CSS;
  • Ruby;
  • PMP;
  • Desenvolvendo para Android;
  • C;
  • Programação Javascript;
  • Programação em HTML5.

Google Android

Aprender a desenvolver para Android é algo bastante valorizado. O livro Google Android, da editora Novatec, traz os passos necessários para criar aplicativos para smartphones, relógios e tablets. As lições vão desde aprender a configurar o ambiente Android Studio, até desenvolver aplicações que utilizam mapas, localização e banco de dados.

Desenvolvimento web com ASP.NET MVC

Uma das formas de desenvolver sistemas web é utilizando o ASP .NET com o modelo MVC, um framework robusto desenvolvido pela Microsoft. O livro ASP .NET MVC apresenta os conceitos básicos sobre o framework e ensina a criar aplicações a partir do zero. Além dos tópicos de criação dos aplicativos, o livro também cobre a parte de publicação e hospedagem deles.

Cloudonomics: The Business Value of Cloud Computing

Essa obra explica os conceitos básicos de Cloud Computing e como o cloud pode criar valor para cliente, empresário ou usuário. O livro cobre tudo o que é preciso saber para entregar soluções de negócio e satisfação do cliente. Esse livro revela como usar Laws of Cloudonomics para definir estratégias e guiar implementações. Além disso, também explica as tendências da nuvem no futuro.

Estudando TI com certificações

Outra forma de estudar TI e se preparar para o mercado é através de certificações. Elas são muito valorizadas pelas empresas e demandam muito estudo. Dentre as mais procuradas estão Cisco, Java, Oracle e ITIL.

Cisco

Essa certificação é voltada para redes e certifica a capacidade técnica de mantê-las funcionando adequadamente. As certificações Cisco garantem um alto nível de experiência técnica ao profissional e o beneficia tanto quanto a empresa.

Java

As certificações Java vão desde o nível iniciante até nível de arquiteto e abrange Java SE, EE e ME. Além de cursos voltados para certificação Java, é possível encontrar sites que oferecem conteúdo e provas anteriores para estudo.

Oracle

A certificação Oracle inclui banco de dados, MySQL, Linux e Oracle Cloud. Existem os títulos de Associado, Profissional, Mestre e Perito e eles são bastante valorizados pelas empresas. No próprio site da Oracle é possível encontrar artigos sobre as provas e como se preparar.

ITIL

A certificação Information Technology Infrastructure Library (ITIL) trata de gerenciamento de TI e é adotado como padrão internacional. Há 3 níveis de certificação: Foundation, Practitioner e Master. O profissional certificado adquire as melhores práticas de gerenciamento em TI, serviços, incidentes e service desk.

Escolhendo o melhor tipo de estudo

Para um iniciante que nunca trabalhou na área ou não possui nenhum conhecimento de TI, pode ser mais interessante começar pelos livros mais didáticos como os da série Use a Cabeça!.

Para quem já trabalha na área e quer se especializar, estudar para as certificações pode ser o melhor caminho para o crescimento profissional.

Notamos que é possível estudar TI de diversas formas e que é possível encontrar materiais para qualquer nível e qualquer tipo de linguagem. Os livros podem dar uma boa base de conhecimento mais genérico e as certificações afunilam os esses conhecimentos para tornar o profissional um especialista.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais para ajudar seus contatos a estudar TI!

 

 

Comments