Você sabe dizer com confiança qual é o estado da sua infraestrutura de TI hoje? Quanto mais o setor vem ganhando importância dentro das empresas, mais fundamental se torna um diagnóstico completo e confiável.

Mas como fazer uma avaliação que te ajude a identificar obstáculos e oportunidades para o futuro do seu negócio? Vamos responder a essa pergunta listando os tópicos principais para você ficar de olho:

Entenda a importância da TI

O primeiro passo para avaliar a sua infraestrutura tecnológica é entender o quão importante esse estudo se tornou no mercado atual. A TI hoje ocupa um papel central nas ambições estratégicas de qualquer empresa, pois passou de um departamento administrativo para ser o meio pelo qual CEOs e empresários encontram soluções e implementam inovações para ganhar vantagens competitivas.

Essa transformação digital no mundo corporativo pode significar um novo rumo de crescimento ou a obsolescência completa, tudo depende da sua capacidade de avaliar corretamente a infraestrutura de TI para que ela indique como apontar o navio para a rota certa.

Crie e faça uso de indicadores de performance

Do mesmo jeito que indicadores de performance são utilizados para entender a saúde geral de uma empresa, eles também podem existir na avaliação de desempenho da sua estrutura de TI.

Estabeleça a coleta de dados que indiquem questões como produtividade, tempo de resolução de problemas, quantos chamados são abertos, disponibilidade e, principalmente, a satisfação dos usuários.

Monitorar esses indicadores é a melhor forma de não só fazer uma avaliação pontual e completa da infraestrutura, como facilitar a sua visão geral do sistema no futuro, com constância e agilidade para fazer ajustes quando necessário.

Avalie também os riscos

Avaliar uma infraestrutura de TI significa também descobrir quais riscos ela corre: podem ser ameaças externas, ataques e invasões, mas principalmente quais são as chances do sistema falhar e por quanto tempo ele ficaria indisponível até que pudesse ser recuperado.

Identifique a origem dos gastos com a infraestrutura de TI

Outro lado dessa avaliação de performance e patrimônio é saber quanto custa manter toda a infraestrutura funcionando e discriminar esses gastos para entender melhor como esse investimento é aplicado.

Quantas operações são feitas in-house? Quanta flexibilidade você tem para realocar capital tecnológico? Quais são as oportunidades de investir em tecnologia que estão sendo desperdiçadas porque minha infraestrutura está engessada em um modelo muito tradicional?

Entender questões como essas pode levar o CEO a insights que evitem até que a sua empresa seja atropelada pela concorrência, ao se adiantar a esses problemas com investimentos assertivos e novas estratégias de negócio.

Procure ajuda especializada

Por último, que tal um pouco de ajuda? Por mais capacitada que seja sua equipe de TI, dificilmente uma empresa por si só tem tempo e mão de obra suficiente para fazer uma avaliação completa e focada, que una todos os tópicos acima em um relatório definitivo.

É por isso que muitos diretores e empresários buscam ajuda especializada através de parcerias e consultorias, com profissionais que têm expertise nesse tipo de diagnóstico. Além de economizar tempo e dinheiro, você tem no final um resultado muito mais confiável e com todas as ferramentas necessárias para fazer sua empresa crescer.

A infraestrutura de TI hoje tem esse poder de possibilitar novas soluções e estratégias que te coloquem um passo à frente da concorrência!

É isso que você está procurando agora? Então entre em contato com a Portnet e vamos juntos fazer uma avaliação completa do seu ambiente de TI!

Comments