Em um mercado em constante evolução, uma coisa é certa: quem vai vencer a corrida? Neste caso, a corrida para zero. À medida que os contratos de nível de serviço (SLAs) de disponibilidade de dados são forçados a se encolher constantemente sob a expectativa de tempo de inatividade zero e de perda de dados zero, as empresas recorrem ao mercado em busca da solução de disponibilidade de dados que as conduzam lá.

A IDC realizou uma pesquisa mundial entre clientes da Veeam, patrocinada por essa última, para avaliar os resultados de negócio que os clientes da Veeam obtiveram ao usar seus produtos. A ênfase da pesquisa foi quanto aos resultados obtidos “antes” e “depois” de implementar soluções da Veeam, usando métricas definíveis sempre que possível. Ao todo, 975 clientes foram entrevistados com foco em quatro áreas de negócios em particular: conformidade com SLA (recovery point objective [RPO] e recovery time objective [RTO]) (consulte detalhes na seção de Terminologia), confiabilidade da solução (sucesso do backup/recuperação [B/R]), impacto de custo e eficiência de pessoal. As principais descobertas da pesquisa incluem um melhor cumprimento de SLAs, redução do tempo de inatividade, melhora da eficiência de pessoal e redução de gastos em operações de backup, como ilustra a figura abaixo.

IDC-Veeam

 

Visão geral da situação

A Veeam foi fundada em 2006 e se concentra na proteção e disponibilidade de dados em ambientes de computação virtual. O núcleo da empresa consiste em backup/recuperação, embora ela tenha se expandido com o passar dos anos para abranger diversas capacidades relacionadas. Em seus relativos poucos anos no mercado, a Veeam ascendeu entre as empresas de software de proteção e recuperação de dados acompanhadas pela IDC. Atualmente, a IDC acompanha 33 fornecedores específicos no mercado de software de DP&R, com diversas outras empresas colocadas na categoria “outras”. A Veeam atingiu 5,8% de participação de mercado com 21,5% de crescimento de receita a/a em 2015, superando alguns concorrentes muito maiores e mais bem estabelecidos. A Veeam conseguiu isso se concentrando nas necessidades de recuperação e proteção de dados de máquinas virtuais (consulte Worldwide Data Protection and Recovery Software Market Shares, 2015: Steady On [Participações no mercado mundial de software de proteção e recuperação de dados em 2015: tendência firme], IDC doc. no. US41573316, julho de 2016).

Como a Veeam entrou relativamente tarde no mercado de software de DP&R, na maioria dos casos, o produto dela é comprado por empresas que já têm produtos de DP&R implementados. Como resultado, os usuários têm experiência tanto com o produto estabelecido quanto com o da Veeam, estando assim em posição de comparar sua experiência com ambos os produtos. Embora os entrevistados sejam usuários da Veeam e assim estejam propensos a opinar de forma positiva sobre o produto da Veeam, eles não têm qualquer incentivo para expressar nada além de sua experiência real. A IDC acredita que este estudo é estatisticamente válido e também é uma representação justa da experiência do cliente da Veeam.

 

Desafios/Oportunidades

O mercado de software de proteção e recuperação de dados permanece altamente dinâmico, evoluindo constantemente para atender a novos requisitos de aplicações e de negócios. As arquiteturas de armazenamento evoluíram do SAN/NAS para incluir as definidas por software, hiperconvergentes e por objeto. Os tipos de dados se estenderam para além de blocos e arquivos para incluir NoSQL e contêineres. As arquiteturas de data center agora incluem opções físicas e virtuais em ambiente local, de nuvem pública e de nuvem híbrida. Essas permutações são aproveitadas por diferentes topologias de aplicações, e a maioria das empresas usam uma combinação dessas tecnologias. Nenhum único produto de backup pode lidar com todos esses ambientes de aplicações, o que faz com que as empresas de TI adotem vários produtos para atender a seus requisitos de proteção de dados.

A Veeam baseou seu sucesso no foco em backup de ambientes virtuais e no mercado de pequenas e médias empresas (PME). Para continuar seu crescimento, a empresa deve expandir seus atrativos para empresas maiores e incluir outras plataformas tecnológicas. Reconhecendo essa necessidade, a empresa começou a expandir seu portfólio com o suporte para ambientes físicos Windows e Linux, e o Veeam Backup for Microsoft Office 365, além da introdução da Veeam Availability Platform para a nuvem híbrida, que inclui novos produtos, como o Veeam Availability Console e o Veeam Availability Orchestrator, além de melhorias de escalabilidade corporativa no Veeam Availability Suite 9.5.

 

Conclusão

Se fôssemos resumir as conclusões deste estudo em poucas palavras, seriam estas: os clientes da Veeam relataram que definiram SLAs mais altos e os atingiram de forma mais consistente, gastando, ao mesmo tempo, menos dinheiro e tempo de equipe para tanto, em comparação à solução anterior. Esses benefícios geraram resultados de negócio melhores e uma maior produtividade de equipe para os clientes que investiram em soluções da Veeam.

A IDC acredita que esses resultados representativos da voz do consumidor da Veeam são estatisticamente significativos, altamente relevantes no ambiente atual de negócios centralizado em informações e representam uma experiência extremamente positiva dos usuários com a Veeam, em comparação a soluções anteriores. Para empresas que estiverem avaliando investimentos em soluções de proteção e disponibilidade para computação virtual que garantam a manutenção de sua posição em um mercado disruptivo e em constante evolução, esses
resultados podem servir como um reforço positivo para que escolham e implementem soluções da Veeam.

Fonte: Veeam

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