Assistente de Backoffice Comercial

Autor

Julia Guimaraes

Categorias

Resumo da posição

O Assistente de Backoffice Comercial é responsável por dar suporte administrativo às operações da equipe de vendas, garantindo que todo o processo comercial — desde a cotação até o acompanhamento pós-venda — ocorra com organização, agilidade e conformidade. Atua como elo entre a equipe comercial, os fabricantes, distribuidores e clientes, contribuindo para a fluidez das negociações e o cumprimento dos prazos e procedimentos internos.

Principais atividades

  • Realizar cotações com fabricantes e distribuidores (Microsoft, Fortinet, Dell, Veeam, Sophos, Privally, entre outros);
  • Elaborar e formatar propostas comerciais, incluindo composição de custos e condições de fornecimento;
  • Executar follow-up com fornecedores e clientes sobre propostas, pedidos e entregas;
  • Abrir e acompanhar registros de oportunidades junto aos fabricantes;
  • Atualizar planilhas e sistemas de controle comercial (vendas, renovações, contratos etc.);
  • Realizar tratativas com distribuidores e fabricantes sobre notas fiscais, boletos, refaturamentos e RMA;
  • Apoiar a equipe comercial na organização de documentos, elaboração de relatórios e rotinas administrativas;
  • Monitorar renovações de contratos e vendas recorrentes, sinalizando prazos e oportunidades de atuação;
  • Contribuir com sugestões e ações para a melhoria contínua dos processos internos do time comercial.

Cargo

  • Nível: Backoffice I
  • Carga horária: 40h semanais em horário comercial (08h às 18h)

Benefícios

  • Vale Alimentação/Refeição;
  • Vale Transporte;
  • Trabalho em sistema híbrido (Presencial\HomeOffice);
  • PLR do sindicado Sindados;
  • Plano de Saúde Unimed (Unipart) com desconto de R$ 1,00 (Um Real) sob mensalidade. Plano coparticipativo, possibilidade de inclusão de dependentes;
  • Plano Odontológico pela Unimed;
  • Plano de incentivo a certificações técnicas (Reembolso de 100% das provas)
  • Day off no aniversário;
  • Seguro de vida em grupo.

Perfil desejado

  • Idade: 20 a 40 anos
  • Formação: Diploma de ensino médio, certificações em cursos relacionados ao ciclo de vendas como administração e/ou comercial.
  • Experiência: 2 a 4 anos na área comercial
  • Idioma: Inglês básico (leitura e escrita)
  • Sexo: Indiferente (preferência por candidatas do sexo feminino)

Pré-requisitos

  • Conhecimento básico de Excel;
  • Conhecimento em sistemas de controle ou rotinas administrativas;
  • Desejável experiência anterior em rotinas administrativas ou apoio comercial.

Habilidades Comportamentais

  • Boa comunicação verbal e escrita;
  • Facilidade para trabalhar em equipe e colaborar com colegas;
  • Empatia e paciência no contato com diferentes pessoas;
  • Organização e atenção aos detalhes;
  • Proatividade no dia a dia, com disposição para ajudar e aprender.

Maturidade

  • Disposição para aprender continuamente e adquirir novas habilidades à medida que a tecnologia evolui;
  • Capacidade de assumir responsabilidade por tarefas atribuídas e concluir o trabalho de forma eficiente e eficaz;
  • Ser proativo na resolução de problemas e na identificação de oportunidades de melhoria nos processos;
  • Autogerenciamento e responsabilidade para trabalho em home office;
  • Responsabilidade com prazos e entregas;
  • Capacidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo (multitarefas).