O armazenamento corporativo está migrando rapidamente para o modelo definido por software, uma tecnologia que deve superar o armazenamento convencional implantado nos últimos anos. O SDS (software-defined storage) é amplamente visto como um ponto de partida para o armazenamento nativo de contêiner e pode proporcionar custos mais baixos, principalmente por reduzir o desperdício e melhorar a eficiência.

Confira agora 5 benefícios pelas quais o armazenamento de dados em contêineres pode beneficiar a sua empresa!

1.   Elimina práticas de desperdício

A simples visualização do armazenamento em termos convencionais leva ao desperdício e à estagnação.

As empresas devem olhar para a malha de computação que sustenta os contêineres de forma diferente, e isso inclui o armazenamento.

Na prática, o armazenamento não pode ser um foco independente ou uma tecnologia isolada.

Adotar as construções de infraestrutura definidas por software como um ambiente coeso é imperativo, desde contêineres até a rede, computação e armazenamento.

Desta forma, incorporar um modelo dinâmico de entrega, gerenciamento e operações, conduzido por código e acessível por APIs, simplificará as operações, reduzirá a super alocação de pools de armazenamento tradicionalmente estáticos e aumentará a velocidade com que você pode habilitar seus negócios.

2.   Reduz a necessidade de armazenamento persistente

Mudar para uma arquitetura imediata e sem estado pode reduzir drasticamente a necessidade de armazenamento persistente, que está diretamente relacionado a uma redução na quantidade de armazenamento necessária para dar suporte às atividades corporativas.

Os contêineres permitem que as equipes melhorem a maneira como desenvolvem e usam serviços e aplicativos sem estado.

A capacidade de produzir aplicativos sem estado com mais eficiência significa que as equipes não estão presas ao armazenamento persistente e precisam ter volumes associados a cada unidade de computação.

Essa abordagem ajuda a reduzir a sobrecarga do espaço de armazenamento dedicado, o que resulta em menos dinheiro gasto em armazenamento.

Embora muitas organizações considerem os modelos sem estado uma forma ideal de aproveitar as vantagens da tecnologia de armazenamento de dados em contêiner, nem sempre é prático para empresas que executam um grande número de aplicativos essenciais para as operações diárias.

Esses aplicativos geralmente têm bastante vida útil, mas exigem um alto grau de persistência e gerenciamento de estado.

Para essas organizações, uma abordagem híbrida para a conteinerização faz sentido: implantar contêineres com e sem estado para atender às necessidades atuais e futuras.

3.   Cria um ambiente de preços competitivo e agilize as operações de armazenamento

Os contêineres abrem caminho para um ambiente de armazenamento mais competitivo, mantendo a pressão sobre os preços dos fornecedores de armazenamento, reduzindo a força dos bloqueios de fornecedores.

A tecnologia empregada nos contêineres também podem ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade da equipe, automatizando o provisionamento, bem como simplificando o gerenciamento de armazenamento removendo dependências de aplicativos específicas do servidor.

Como resultado, os contêineres melhoram a eficiência operacional, não apenas no lado do servidor, mas no lado do armazenamento, simplificando a implantação e permitindo que os aplicativos se movam entre as VMs e os servidores físicos, o que pode tornar os perfis de I/O mais amigáveis ​​ao armazenamento.

4.   Ganhe a capacidade de compartilhar dados redundantes

A tecnologia de contêineres pode ser usada para reduzir os custos de armazenamento, compartilhando informações redundantes entre os contêineres.

A técnica não é nova, é uma nova embalagem do que as grandes empresas descobriram há algum tempo com soluções de armazenamento anexado e desduplicação de informações.

Ao usar o armazenamento de dados em contêiner, as empresas devem sempre prestar muita atenção à coleta de dados e às práticas de gerenciamento para garantir que essas atividades não saiam do controle.

A principal forma das empresas não desperdiçarem dinheiro com armazenamento de contêineres é encorajando o compartilhamento de dados e deixando de estabelecer políticas sólidas sobre como organizar e gerenciar os dados de maneira adequada.

As organizações tendem a coletar informações apenas para coletá-las, sem mecanismos de análise adequados por trás delas, uma prática que deve ser evitada com o uso de contêiner.

5.   Menor necessidade de capacidade de armazenamento

Usar imagens de contêiner ​​reduzirá automaticamente a quantidade de capacidade de armazenamento consumida, tanto para primário como secundário / backup, uma vez que o provisionamento de armazenamento para imagens de sistema operacional não será mais necessário.

Além disso, do espaço zero e até o armazenamento primário pode vir de sistemas conectados localmente e, com os desenvolvedores capazes de expandir diretamente o armazenamento por meio de APIs padrão.

Por fim, os benefícios do armazenamento de dados baseado em contêiner, são eficazes porque as empresas têm a flexibilidade de escolher e alterar a melhor opção de armazenamento para sua carga de trabalho sem ter que envolver um administrador ou outro tipo de processo que gere custos maiores e processos de maior impacto.

Se você deseja saber mais sobre armazenamento de dados baseado em contêiner, entre em contato com a Portnet. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo e orientá-lo a encontrar a solução para sua necessidade.

Clique aqui e entre em contato!

 

 

 

Comments