Os ataques de ransomware têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Para evitar todos os prejuízos e transtornos que esse tipo de ação pode causar, é fundamental que as empresas estejam preparadas para evitá-la e combatê-la, caso ela ocorra. 

Não é exagero dizer que as organizações precisam enfrentar uma verdadeira guerra de ransomware. A boa notícia é que estamos aqui para ajudar você nesse combate. Continue a leitura e saiba mais! 

Ransomware pode ser considerado uma guerra de resgate 

Ransomware é uma forma de malware que criptografa os arquivos de um sistema e exige um resgate para fornecer a chave de descriptografia. Em muitos casos, esses ataques são realizados por grupos criminosos que buscam obter lucro ilícito.  

Neste sentido, pode-se considerar que o uso do ransomware é uma forma de “guerra de resgate”, pois o atacante está fazendo uma ameaça e exigindo um pagamento para liberar o controle dos dados do usuário.  

No entanto, é importante destacar que essas ações são ilegais e causam danos significativos às vítimas. Por isso, é fundamental tomar medidas de segurança para se proteger contra esses tipos de ataques e evitar ceder aos pedidos de resgate. 

Dicas para se proteger contra as ameaças 

Para que a sua empresa fique preparada para enfrentar a guerra de ransomware, é importante seguir algumas dicas. Veja, a seguir! 

Mantenha os softwares e os sistemas operacionais atualizados 

Instalar atualizações regularmente pode corrigir vulnerabilidades que podem ser exploradas por ransomware. 

Crie backups regulares 

Tenha um backup dos seus arquivos em um local seguro, como um dispositivo externo, para que você possa restaurá-los se seus arquivos forem roubados. 

Você também pode contar com um sistema de backup em nuvem, que é mais eficiente para grandes organizações. 

Não clique em links ou abra anexos suspeitos 

Tenha cautela ao clicar em links ou abrir anexos recebidos por e-mail ou mensagem, especialmente se vierem de fontes desconhecidas. 

Também oriente todos os colaboradores da empresa para que tenham a mesma postura. Deve-se criar uma cultura voltada para a segurança

Utilize um software antivírus 

Instale e mantenha atualizado um software antivírus confiável para ajudar a detectar e bloquear ameaças de malware, incluindo ransomware. 

É importante que isso seja feito em todas as máquinas e os dispositivos utilizados na organização. 

Desative o compartilhamento de arquivos 

Se não for necessário, desative o compartilhamento de arquivos em seus computadores ou redes, pois isso pode torná-lo vulnerável a ataques de ransomware. 

Plano de resposta a incidentes 

Montar um plano de resposta a incidentes é importante para a sua organização estar preparada na guerra contra os ransomwares. 

Organizamos um breve passo a passo sobre como isso deve ser feito. Veja: 

  1. Defina a equipe responsável: determine quem será responsável por lidar com incidentes de ransomware na sua organização, incluindo a equipe de TI, departamento jurídico e outras partes interessadas; 
  1. Identifique os dados críticos: determine quais dados são críticos para a sua organização e priorize a proteção desses dados em caso de ataque de ransomware; 
  1. Estabeleça processos de backup: certifique-se de que todos os dados críticos estejam sendo copiados regularmente e armazenados em um local seguro; 
  1. Crie procedimentos de detecção e resposta: defina como a sua equipe irá detectar e responder a incidentes de ransomware, incluindo o processo de notificação, análise e resolução; 
  1. Treine sua equipe: garanta que a sua equipe esteja capacitada a reconhecer e lidar com incidentes de ransomware, incluindo como identificar sinais de ameaça, responder rapidamente e restaurar os dados; 
  1. Mantenha o plano atualizado: procure revisar e atualizar o seu plano de resposta a incidentes de ransomware regularmente para garantir que ele esteja de acordo com as necessidades da sua organização. 

Lembre-se de que um plano de resposta a incidentes de ransomware é apenas uma parte da proteção contra esse tipo de ameaça. É importante implementar medidas de segurança para prevenir esses tipos de ataques, incluindo o uso de software antivírus e o cumprimento de boas práticas de segurança de informações. 

A Portnet Tecnologia é especialista nesse segmento e tem uma equipe à disposição do seu negócio. Vamos preparar a sua empresa para enfrentar a guerra de ransomware? É só entrar em contato conosco

Comments