No mundo dos negócios, a dependência de aplicações de produtividade em nuvem, como o Microsoft 365, aumentou drasticamente nos últimos anos, devido a diversos fatores. Vale citar, por exemplo, o crescimento dos modelos de trabalho flexíveis e a necessidade de ferramentas de colaboração otimizadas. 

Contudo, à medida que os cibercrimes se tornam cada vez mais sofisticados, aumenta também a preocupação com a segurança dessas aplicações. Afinal, o custo médio global das violações de dados, segundo relatório do Ponemon Institute, chegou a US$ 4,35 milhões em 2022, um aumento de 2,6% em relação a 2021. 

Sabendo da importância desse tema, a Microsoft incorpora diversos recursos de segurança à estrutura do Microsoft 365, a fim de garantir uma proteção robusta e eficaz. A seguir, você pode conferir alguns dos mais importantes. 

Como o Microsoft 365 contribui para a cibersegurança das empresas?  

O Microsoft 365 é um pacote de serviços em nuvem que combina o poder das ferramentas de produtividade do Office 365, a familiaridade de usar um sistema operacional Windows e a segurança característica das soluções da Microsoft. 

Além de recursos incorporados ao próprio Microsoft 365, você ainda conta com diversas ferramentas que podem ser utilizadas para aprimorar a segurança e garantir a proteção dos dados. 

Por ser uma solução em nuvem, os usuários têm a certeza de que sempre estão utilizando a versão mais recente, com atualizações contra as principais ameaças que possam surgir ao longo do tempo. 

Principais recursos de segurança do Microsoft 365 

Recentemente, a Microsoft atualizou e expandiu extensivamente os recursos de segurança da plataforma Microsoft 365, a fim de ajudar os clientes a se adaptarem à crise de segurança cibernética em evolução.  

Isso inclui extensões para a ferramenta Microsoft Defender, proteções de aplicativos em nuvem, automação de conformidade de privacidade de dados e uma nova visão geral consolidada de todos os dispositivos conectados à sua rede. 

Confira alguns dos recursos de segurança do Microsoft 365: 

Centro de Conformidade e Segurança do Microsoft 365 

Gerenciar a segurança pode ser um grande desafio. Existem tantas soluções no mercado e cada uma tem seu próprio conjunto de controles que deve ser configurado para uso em diferentes situações.  

O Microsoft 365 Business criou um centro de segurança que permite monitorar o uso dos aplicativos, configurar dispositivos, usuários e muito mais. Você ainda pode receber alertas de atividades suspeitas. 

Política de Prevenção de Perda de Dados (Data Loss Prevention – DLP)  

Toda organização, independentemente do setor ou tamanho, precisa ter uma política de prevenção contra perda de dados em vigor para evitar que os dados comerciais sejam acessados ​​ou excluídos indevidamente.  

Esse cuidado também é essencial para garantir a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Com uma política de DLP eficaz no Centro de Conformidade e Segurança do Microsoft 365, as organizações podem identificar e segregar documentos contendo informações confidenciais em diferentes locais, incluindo SharePoint Online, Microsoft Teams, Exchange Online e OneDrive. 

Em segundo lugar, a política evita o compartilhamento acidental de informações confidenciais por e-mail, bloqueando automaticamente o e-mail antes de ser enviado. A política DLP também monitora e protege todos os arquivos confidenciais nas versões desktop do Word, Excel e PowerPoint. 

Proteção Avançada contra Ameaças (Advanced Threat Protection- ATP) 

O Microsoft 365 possui milhares de controles de segurança e privacidade para atender aos padrões internacionais, regionais e de setores regulamentados.  

A Proteção Avançada contra Ameaças do Microsoft 365 ajuda a proteger sua empresa contra ataques sofisticados desconhecidos que estão ocultos em anexos e links de e-mail. Ele também oferece defesa consistente contra ataques de dia zero, ransomware e outros malwares. 

Proteção de Informações do Azure (Azure Information Protection- AIP) e Conformidade de Privacidade de Dados 

A Proteção de Informações do Azure é uma ferramenta disponível para assinaturas do Microsoft 365 que permite que os administradores gerenciem e protejam cuidadosamente dados confidenciais, incluindo informações de identificação pessoal.  

Esse é mais um recurso especialmente importante para garantir a adequação à LGPD. 

Proteção de dispositivos 

Uma das maiores atualizações de segurança cibernética do Microsoft 365 foi a implantação de várias ferramentas dedicadas à proteção de dispositivos em sua rede, incluindo um console de administração consolidado que pode supervisionar e gerenciar dispositivos móveis e desktop.  

Isso ajuda as organizações a terem maior mobilidade, ao permitir o uso seguro dos dispositivos móveis, e também a adotar regimes flexíveis de trabalho e estratégias de BYOD, à medida que ajuda a proteger melhor os endpoints. 

Como implementar o Microsoft 365 na sua empresa 

Como você pode perceber, o Microsoft 365 possui uma grande variedade de ferramentas e recursos para garantir a segurança dos dados empresariais. 

Porém, é preciso considerar que, sem as configurações adequadas, os aspectos arquitetônicos e funcionais do Microsoft 365, assim como qualquer outra solução de terceiro, podem trazer vulnerabilidades. 

Em alguns casos, isso pode ocasionar a perda de dados devido a erros humanos, erros programáticos, atividade maliciosa de insiders, ataques de phishing, malware e ransomware etc. 

Para garantir uma implementação segura e funcional, e aproveitar todos os recursos de segurança oferecidos pelo Microsoft 365, é fundamental contar com o auxílio de especialistas. 

Assim, além de se beneficiar de todos os recursos de segurança oferecidos pela solução, você ainda tem a certeza que contará com a configuração ideal para os fluxos de trabalho da sua empresa. 

Deseja implementar o Microsoft 365 com segurança? Fale com os especialistas da Portnet

Comments