Foi-se o tempo em que os shopping centers e os comércios de rua ficavam completamente lotados às vésperas do Dia das Mães. A data ainda movimenta muito dinheiro em lojas físicas, é claro, mas é cada vez mais nítido o crescimento do comércio eletrônico em épocas de comemorações como essa.

Somente no ano passado, por exemplo, as vendas online no Brasil somaram R$ 2,1 bilhões no Dia das Mães, segundo informações da Ebit, empresa especializada em varejo digital. O número representa um aumento de 12% em relação a 2017, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal em relação ao faturamento por vendas pela internet no ano.

Para os brasileiros, as lojas virtuais já são a segunda maior fonte de compra de presentes para a data, totalizando a preferência de quase um terço da população.

Além disso, para quem também tem um estabelecimento físico, é importante saber que o número de pessoas que faz buscas online antes de visitar as lojas aumenta em 43% na semana da data, de acordo com dados do Google Brasil.

Portanto, o negócio digital está consolidado hoje como uma grande fonte de conversão e referência para decisão de compra. Dessa forma, é essencial garantir que o seu site ofereça a melhor experiência possível aos seus clientes.

Experiência do cliente é a chave

Até 2020, a experiência do consumidor deve superar fatores como preço e produto como o principal diferencial das marcas. É o que indicam os números do relatório Walker 2020 Customers, que mostram que criar uma jornada envolvente para o consumidor é fundamental para a estratégia de negócios de qualquer empresa.

Esse indicativo mostra a importância de se pensar na sua estrutura digital antes de qualquer coisa, ou seja, não adianta oferecer grandes descontos e criar promoções incríveis se ninguém conseguir usar o seu site.

Dados da “Pesquisa Nacional do Varejo Online, E-Commerce Brasil e Sebrae” mostram que 34% dos consumidores online brasileiros abandonam os carrinhos sem finalizar a compra.

Os principais motivos são baixa navegabilidade, usabilidade ruim, exigência de cadastro prévio e experiência mobile ruim, entre outras.

Além disso, uma das principais queixas dos consumidores em datas como o Dia das Mães é em relação à instabilidade nos sites. Com certeza você também já passou por essa situação: viu uma promoção legal, entrou no site, enfrentou problema com lentidão e desistiu da compra.

Para evitar esse tipo de transtorno para o cliente e, consequentemente, a perda de vendas, cada vez mais as empresas têm buscado produtos que reforcem a estrutura de sua loja virtual e consigam lidar diretamente com o aumento de tráfego.

Soluções em nuvem são um exemplo de como a tecnologia pode trabalhar com você para resolver esse tipo de problema. Com a nuvem, é possível suportar uma grande quantidade de visitas em um período específico, com estabilidade e por um preço que cabe no orçamento.

Pense no mobile

Além de deixar o seu portal todo estruturado para receber a maior quantidade de visitas possível e entregar uma boa experiência ao seu público, é importante atentar-se ao fato de que o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil.

Segundo o IBGE, 94% da população conectada usa o dispositivo móvel como principal aparelho de acesso. Além disso, de acordo com a Ebit, a participação do mobile no total de vendas já superior a 50% no Brasil.

Você precisa estar presente onde o seu público estiver. Portanto, é essencial que o site da sua empresa seja planejado para performar tão bem no desktop quanto na versão mobile, seja em funções de rapidez, usabilidade, resolução ou conteúdo.

No final das contas, a transformação digital é o que vai guiar as mudanças de consumo nos próximos anos e, para se destacar da concorrência, é preciso acompanhar e se antecipar a todas essas tendências e mudanças.

Considerar a tecnologia como parte fundamental da estratégia vai fazer a sua empresa se posicionar como um negócio digital, obter melhores resultados, conseguir vantagem competitiva e fidelizar cada vez mais clientes.

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Fonte: Microsoft

 

 

 

 

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