O Grupo Ask há mais de meia década é referência em tecnologia acústica e comunicação em indústrias automotivas. Possui sede na Itália e filais na Alemanha, Polônia, Tunísia, China, EUA e Brasil.

Com a Lei de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, o Ask decidiu acelerar o seu processo de transformação e adaptação das não conformidades para potencializar o quanto antes as oportunidades de negócios, conquistar maior confiabilidade nas relações comerciais – inclusive no mercado internacional – e mais transparência.

A LGPD, ou em outros termos, a versão brasileira da Lei Geral que regulou na União Europeia o tratamento de dados pessoais também irá garantir no nosso país os direitos relacionados à proteção da liberdade e privacidade no tratamento de dados, estabelecendo mais controle e transparência aos titulares.

O Ask não enxerga a nova lei como uma burocracia, uma imposição para estourar os orçamentos de projetos, mas sim como um verdadeiro investimento em confiança, um ativo que, literalmente, não há dinheiro no mundo que compre.

Para adaptar o empreendimento à nova lei, o Grupo nomeou a Portnet Tecnologia como sua parceira por possuir profissionais com o reconhecimento internacional apropriado (Certificações EXIN) para assumir o papel de Data Protection Officer (DPO) e direcionar as melhores práticas através de uma metodologia pautada no CIS Controls, NIST CyberSecurity Framework e ISO 27.001.

Atualmente, a empresa já usufrui de um diagnóstico de adequação e avaliação contínua e detalhada do tipo de dado que alimenta o negócio para um tratamento ético e seguro, além de possibilitar uma estruturação de informações quer podem gerar vantagem competitiva.

Em decorrência da matriz Itália, a AKS se apresentou como um parceiro com particularidades oriundas do cenário de proteção de dados europeu, haja vista o fato ASK Itália já possuir padrões de proteção de dados vindos do GDPR, desta forma, o principal desafio foi apresentar uma análise condizente o GDPR, bem como estabelecer as regras que guiarão a atuação em conjunto como Encarregado de proteção de dados.

Notadamente, a organização possuía diversas documentações e padrões de segurança implementados, contudo foi necessária a validação de todo o campo de proteção de dados para trazê-lo à base da LGPD.

Nosso time executou uma série de levantamentos e avaliações documentais para compreender quais elementos necessitaria de ajustes para o padrão da LGPD, bem como apresentando pontos adicionais para corroborar com todo o cenário atual da empresa.

“Quando surgiu a demanda de adequação à LGPD, buscamos empresas para nos apoiar nos âmbitos de tecnologia e jurídico. Como já havíamos trabalhado com a Portnet em outros projetos e o resultado foi excelente, solicitamos a apresentação de seus serviços referentes a LGPD. Ficamos impressionados com o domínio do tema por parte de seus profissionais, e ao final, optamos pela Portnet como parceira tecnológica para a adequação à LGPD.

Hoje, a parte de consultoria já foi finalizada e estamos muito satisfeitos com a forma como foi dado andamento e os resultados entregues, tanto que a Portnet continuará ao nosso lado, prestando serviços de DPO as a service!

Contar com a Portnet nesta adequação foi fundamental, pois se adequar à LGPD, requer o apoio de pessoas muito bem-preparadas, e em um curto período de tempo, uma vez que a Lei já está vigente, e isto pudemos encontrar na Portnet. Além do mais, o serviço de DPO as a service vai ser de suma importância, pois teremos um apoio profissional para as futuras demandas referentes à LGPD.”

Marcus Dias
Coordenador de Tecnologia da Informação

 

Comments