As estratégias contra ameaças cibernéticas, há anos, se baseiam na proteção do perímetro da rede corporativa. No entanto, como quase todas as organizações aprenderam durante a crise da covid-19, esse perímetro não existe mais. Nesse novo cenário, contar com solução de segurança de borda como serviço é, cada vez mais, mandatório.

É fato que quase todas as novas funcionalidades de software, atualmente, são implantadas como um serviço (SaaS), as quais são acessadas de vários locais e dispositivos. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de conter o ambiente de TI corporativo dentro de suas quatro paredes.

Porém, é preciso ter ciência que essas mudanças exigem novas abordagens para garantir a segurança das redes, dados e aplicações. A pandemia expôs as limitações de soluções de proteção tradicionais, como as redes privadas virtuais (VPNs), que permitem o acesso remoto a recursos de computação seguros.

Uma pesquisa global da Sophos intitulada “State of Ransomware 2021”, mostrou que o Brasil foi o terceiro país do mundo onde os ataques cibernéticos mais cresceram durante a pandemia. O mesmo estudo também revelou que 38% das empresas brasileiras afirmam que foram atingidas por algum ransomware em 2020.

Esse aumento coincide com o período de adoção em massa do home office na maioria das empresas ao redor do mundo.

Considerando que os regimes de trabalho flexíveis, assim como os SaaS, são uma realidade permanente, como as empresas podem se proteger? Como já mencionado, a solução reside na segurança de borda como serviço. Continue a leitura para saber mais!

A ascensão da segurança de borda

Alguns anos atrás, o acesso remoto, geralmente, estava restrito a curtos períodos devido a viagens e, normalmente, para uma pequena proporção da força de trabalho.

Contudo, hoje, com a proliferação das soluções baseadas em nuvem, percebe-se a ascensão de uma nova cultura no mercado de trabalho. Nesse novo cenário, a flexibilidade e possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar estão, cada vez mais, caminhando para o centro das estratégias empresariais.

Soma-se a isso a crescente adoção de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), que, muitas vezes, implica na adoção de dispositivos localizados fora da rede local das empresas.

Nesse novo “mundo”, para obter uma proteção completa, faz-se necessária, por exemplo, a implementação de controles baseados em identidade, controle de tráfego de rede e verificação de postura dos dispositivos.

Somente assim é possível permitir acesso mais seguro a dados e aplicativos de qualquer dispositivo e local.

A segurança de borda como serviço

A segurança de borda como serviço, também conhecida como Firewall gerenciado (FWaaS, em inglês), é um método baseado em nuvem que oferece uma proteção completa à sua rede. Essa abordagem permite abranger proteção de dados, VoIP, banco de dados e muito mais.

Com o uso dessa solução, torna-se possível restringir e controlar o fluxo do tráfego de dados entre redes, principalmente entre uma rede interna e a Internet.

Dessa forma, é possível bloquear ataques hackers de forma proativa, garantindo a proteção da rede local, dos dados e dos dispositivos.

Vantagens da segurança de borda como serviço

Além de garantir a proteção total da sua rede, a segurança de borda como serviço se destaca nos seguintes pontos:

·         Escalabilidade: Por ser baseada em nuvem, a segurança de borda como serviço é altamente escalável, garantindo que sua empresa continue protegida à medida que os negócios crescem.

·         Custos reduzidos: Essa solução também torna possível contornar as despesas necessárias para estabelecer uma elaborada arquitetura de segurança no local.

·         Inovação e atualização: Com uma abordagem de segurança de borda como serviço, sua empresa conta com soluções sempre atualizadas e preparadas para lidar com as ameaças mais recentes.

·         Auxílio de especialistas: ao contratar um serviço de segurança de borda, sua empresa passa a contar com um parceiro especializado, que identifica suas necessidades e faz as manutenções e o gerenciamento dos serviços. Assim, mesmo que haja mudanças na estrutura de sua empresa, você terá a certeza que sempre contará com a abordagem mais eficaz para proteger seus dados, sua rede e suas aplicações.

Conclusão

Com a transformação digital, a ascensão das soluções baseadas em nuvem e, mais recentemente, com a descentralização da força de trabalho, as empresas presenciaram o desaparecimento do seu perímetro de rede.

Agora, elas precisam lidar com um novo cenário, onde a superfície de ataque é muito mais ampla e as soluções tradicionais não são mais capazes de oferecer uma proteção completa.

Nessa nova era, é fundamental ir além de uma abordagem de segurança tradicional de rede e incluir a segurança de borda.

Para as empresas que desejam dar esse passo e, ao mesmo tempo, contar com escalabilidade, custos reduzidos, inovação e atualização frequentes, e com o auxílio de especialistas, faz todo sentido optar por uma solução de segurança de borda como serviço.

Nesse sentido, você pode contar com a Portnet, uma empresa com mais de 18 anos de experiência no mercado e que conta com todos os recursos necessários para fazer a implementação da segurança de borda como serviço no seu negócio.

Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para conversar com você e alinhar as melhores estratégias de TI para a sua empresa.

Veja mais soluções e serviços de segurança da informação que temos para auxiliar a resiliência da sua empresa. Clique aqui.

Comments