A evolução tecnológica dos últimos anos permitiu às empresas revolucionar seus negócios e suas operações. No entanto, essa mudança de comportamento e de padrões degradou a segurança oferecida pelos firewalls tradicionais. Nesse contexto, um firewall de última geração (NGFW – Next Generation FireWall) tornou-se um elemento imprescindível nas estratégias de segurança da informação.

De fato, o cenário de TI atual, caracterizado por migração intensa para a nuvem, aumento do tráfego de rede, adoção de BYOD e políticas de trabalho remoto, forneceu aos cibercriminosos oportunidades sem precedentes.

Tanto que, segundo dados da MZ, empresa especializada nas Relações com Investidores, os ataques cibernéticos a empresas de capital aberto cresceram 220% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Um outro levantamento, da consultoria alemã Roland Berger, revelou que o Brasil é o 5º país com mais registros de ataques de hackers contra empresas. O estudo revelou ainda que os ataques realizados no primeiro semestre de 2021 já superam o total registrado em todo ano de 2020.

A boa notícia é que as defesas de segurança também evoluíram. Hoje, as empresas podem contar com soluções como o Next Generation Firewall, que podem identificar ataques independentemente da porta, protocolo, técnicas evasivas ou criptografia SSL.  

Ele também fornece proteção em tempo real contra uma ampla gama de ameaças, incluindo aquelas que operam na camada de aplicativo. Continue a leitura para saber mais!

O que é um Next Generation Firewall (NGFW)?

O firewall de última geração (NGFW) foi projetado para resolver ameaças cibernéticas avançadas no nível do aplicativo por meio de recursos de segurança com reconhecimento de contexto e inteligência. 

Um NGFW combina recursos convencionais de firewall, como inspeção de estados (stateful inspeciono) e filtragem de pacotes, com outros avançados para tomar decisões sobre que tipo de tráfego permitir.

Esse tipo de firewall tem a capacidade de filtrar pacotes com base em aplicativos e inspecionar os dados armazenados nos pacotes (não se limitando a cabeçalhos IP, como os firewalls tradicionais). 

Simplificando, Next Generation Firewall opera até a camada 7 (a camada de aplicativo) no modelo Open Systems Interconnection (OSI). Isso o torna mais poderoso do que a tecnologia de firewall anterior, que operava apenas até a quarta camada (a camada de transporte).

Os recursos de um NGFW incluem:

  • Sistema de prevenção de intrusão (IPS): verifica o tráfego da rede, identifica malware e bloqueia-o;
  • Inspeção profunda de pacotes (DPI): melhora a filtragem de pacotes ao analisar o corpo de cada pacote, não apenas o cabeçalho;
  • Prevenção contra intrusão e controle de aplicativos: identifica e bloqueia o tráfego com base nos aplicativos para os quais o tráfego está indo;
  • Atualizações contínuas de inteligência contra ameaças: incorpora fluxos de inteligência de ameaças atualizadas para identificar as ameaças mais recentes.

Quais os benefícios?

Os recursos diferenciadores do Next Generation Firewall criam benefícios exclusivos para as empresas que os utilizam. Dentre eles, vale destacar:

Funções de segurança em nível de aplicativo, como IDS e IPS

Um Next Generation Firewall adiciona um nível de funções de segurança do aplicativo, como sistemas de detecção de intrusão, também conhecidos como IDS, e sistemas de prevenção de intrusões, também conhecidos como IPS.

Esses aplicativos ajudam a melhorar a filtragem de conteúdo de pacotes e podem identificar, analisar e agir quando identificar desvios no conjunto padrão de atividades.

Isso permite que mesmo ameaças que ainda não estão catalogadas na base de dados do NGFW possam ser identificadas e contidas em razão do seu comportamento atípico.

Proteção multicamada

Um firewall tradicional pode bloquear o acesso por meio de portas (proteção de camada única), o que se mostra insignificante no cenário complexo e em evolução da arquitetura de dados.

O Next Generation Firewall oferece proteção em várias camadas, inspecionando o tráfego da camada 2 à camada 7 do modelo OSI e, ao mesmo tempo, entendendo a natureza exata da transferência de dados.

Portanto, se a transferência de dados estiver dentro dos limites da política de firewall definida, será transferido, caso contrário, será bloqueado.

Infraestrutura simplificada

Com o Next Generation Firewall, você pode gerenciar e atualizar facilmente os protocolos de segurança a partir de um único dispositivo.

Isso simplifica a complicada infraestrutura de segurança e economiza tempo nas atividades operacionais do dia a dia.

Uso ideal da velocidade da rede

No caso do firewall tradicional, a velocidade da rede diminui à medida que o número de protocolos e dispositivos de segurança aumenta.

Isso ocorre porque a velocidade da rede dedicada não atinge o potencial esperado com o aumento dos dispositivos e serviços de segurança.

Mas, com o Next Generation Firewall, você pode atingir constantemente o rendimento potencial, independentemente do número de dispositivos e protocolos de segurança.

Capacidade de implementar acesso baseado em funções

O Next Generation Firewall tem a capacidade inerente de detectar a identidade do usuário. Ele também pode funcionar com diferentes funções e limitar o escopo de acesso de um indivíduo e / ou grupo.

Esse recurso ajuda as organizações a definir o acesso baseado em funções. Isso é útil, por exemplo, para garantir a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos dados pessoais de clientes.

Desafios da jornada de transformação digital

Quando se trata de enfrentar os desafios de negócios, as empresas geralmente desejam adotar novas tecnologias, como computação em nuvem, mobilidade da força de trabalho e automação. 

Contudo, muitas organizações encontram sua jornada de transformação digital carregada de novos desafios, incluindo um aumento no número de dispositivos conectados, milhões de conexões criptografadas, requisitos de largura de banda aumentados, ataques evasivos em constante evolução etc.

Diante disso, fica evidente que os firewalls tradicionais não são mais capazes de proteger as empresas de ameaças modernas e sofisticadas, nem são capazes de atender os requisitos de velocidade de rede em infraestruturas complexas e descentralizadas. 

Por isso, contar com uma solução de Next Generation Firewall tornou-se imprescindível para garantir a proteção dos dados empresariais, uma vez que ele oferece espectro muito mais amplo de intrusões

Os NGFWs contam com recursos para oferecer inteligência acionável e controles avançados, além de poder ser facilmente combinado a um conjunto de soluções de segurança para construir uma infraestrutura segura de ponta a ponta.

Quer saber mais sobre o Next Generation Firewall ou implementar essa solução na sua empresa? Então, entre em contato com os especialistas da Portnet agora mesmo!

 

Comments